Disreflexia autonómica: um desafio diagnóstico
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i3.12539Keywords:
Lesão medular, Disreflexia autonómicaAbstract
A disreflexia autonómica (DA) é uma complicação frequente nas lesões medulares (LM), com risco potencial de vida. A sua apresentação súbita e exuberante, com quadros de hipertensão arterial, bradicardia, fibrilhação auricular, cefaleias, midríase e sudorese profusa leva a que estes doentes sejam encaminhados para o serviço de atendimento urgente mais próximo, onde os profissionais de saúde têm reduzida experiência com esta condição.
Este caso clínico retrata o caso de um doente com LM crónica, admitido no serviço de urgência com quadro de DA, que conduziu a internamento e realização exaustiva e desnecessária de exames complementares pela ausência de diagnóstico e orientação atempados.
Com o aumento da prevalência e esperança média de vida desta população, é urgente o reconhecimento desta síndroma clínica potencialmente fatal por parte dos médicos que realizam atendimento em serviços de urgência ou cuidados de saúde primários.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors will assign to the RPMGF the sole right to publish and distribute the content of the manuscript specified in this declaration via physical, electronic, broadcasting or any other medium that may come into existence. They also grant the RPMGF the right to use and exploit this manuscript, in particular by assigning, selling or licensing its content. This permission is permanent and takes effect from the moment the manuscript is submitted, has the maximum duration allowed by applicable Portuguese or international law and is of worldwide scope. The authors further declare that this assignment is made free of charge. If the RPMGF informs the authors that it is not going to publish their manuscript, the exclusive assignment of rights ceases forthwith.
The authors authorise the RPMGF (or any entity it may appoint) to act on their behalf when it believes that copyright may have been infringed.