Toxinfecção alimentar numa creche do concelho de Ponte de Lima
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v20i5.10074Palabras clave:
Toxinfecção Alimentar, Escherichia coli, Salmonella enterica, EscolaResumen
Justificação: O aumento da incidência dos surtos de toxinfecção alimentar e os problemas sócio-económicos que este facto acarreta continuam a constituir uma fonte de preocupação no distrito de Viana do Castelo. Entre 2001 e 2003, vários surtos de toxinfecção alimentar ocorreram neste distrito e seis deles foram tão graves, que muitos doentes foram hospitalizados. Em Setembro de 2003, ocorreu novo surto, desta vez numa creche de Ponte de Lima. Objectivos: Os principais objectivos deste estudo consistiram na identificação do agente e da fonte de infecção para implementação de um conjunto de medidas de prevenção e controlo. Tipo de estudo: Foi efectuado um estudo de coortes, observacional e analítico e os dados recolhidos através de um questionário utilizado em casos de epidemia. População: O universo do estudo correspondeu às 88 crianças que consumiram os alimentos servidos às refeições. Resultados: O período médio de incubação correspondeu a 42 horas; o agrupamento de sinais e sintomas mais frequente foi «hipertermia, cefaleias, náuseas, vómitos, dor abdominal e diarreia aquosa»; a gravidade da doença foi moderada e a duração média de 5,8 dias; as taxas de ataque por alimento consumido não foram calculadas porque todas as crianças ingerem os vários tipos de alimentos servidos às refeições; foram isolados coliformes fecais e Escherichia coli nos alimentos enviados para análise e identificadas duas manipuladoras de alimentos portadoras assintomáticas de Salmonella enterica. Conclusões: Estas características e o facto do período de exposição ao agente coincidir com o da E. coli enterotoxigénica apontam para esta bactéria como o mais provável agente da toxinfecção. A concretização deste estudo foi importante por ter contribuído para melhorar as condições de higiene e segurança na área alimentar, da cantina da creche de Ponte de Lima.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores otorgan a RPMGF el derecho exclusivo de publicar y distribuir en medios físicos, electrónicos, de radiodifusión u otros medios que pueda existir el contenido del manuscrito identificado en esta declaración. También otorgan a RPMGF el derecho de usar y explorar el presente manuscrito, es decir, de ceder, vender o licenciar su contenido. Esta autorización es permanente y entra en vigor desde el momento en que se envía el manuscrito, tiene la duración máxima permitida por la legislación portuguesa o internacional aplicable y tiene un alcance mundial. Los autores declaran además que esta transferencia se realiza de forma gratuita. Si la RPMGF informa a los autores que ha decidido no publicar su manuscrito, la cesión exclusiva de derechos cesa inmediatamente.
Los autores autorizan a RPMGF (oa una entidad que éste designe) a actuar en su nombre cuando considere que existe una infracción a los derechos de autor.