Comportamentos autolesivos na adolescência e disfunção familiar: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v31i6.11625Palabras clave:
Disfunção Familiar, Adolescência, Médico de Família, Comportamento AutolesivoResumen
Introdução: Os comportamentos autolesivos (CAL) são uma realidade prevalente na população adolescente. São sinal de adolescência patológica, existindo múltiplos fatores de risco para CAL, como a disfunção familiar e a doença mental parental. Com este caso pretende-se demonstrar como os cuidados de saúde primários (CSP) permitem uma orientação adequada das situações de CAL e de disfunção familiar, devido à sua acessibilidade e capacidade de articulação com outros recursos. Descrição do caso: NV, sexo masculino, 12 anos, recorreu à consulta por episódio de CAL (cortes nos antebraços com uma tesoura), associado a irritabilidade, impulsividade e agressividade verbal, na sequência de comportamento agressivo do pai. Foi referenciado ao serviço de urgência de pedopsiquiatria e agendada nova consulta, assegurando o seguimento adequado em articulação com os cuidados de saúde secundários (CSS). Constatou-se a presença de disfunção familiar, com repercussões no desenvolvimento do adolescente. Procurou-se realizar intervenção nos vários membros da família. Houve adesão do NV às consultas de pedopsiquiatria e de psicologia, com melhoria dos sintomas descritos. Comentário: O papel do MF é fundamental na deteção precoce dos CAL e na sua orientação. Neste caso foi possível intervir oportunisticamente, aquando do pedido de ajuda, o que demonstra a importância da acessibilidade nos CSP e da sua abordagem multissistémica e familiar.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores otorgan a RPMGF el derecho exclusivo de publicar y distribuir en medios físicos, electrónicos, de radiodifusión u otros medios que pueda existir el contenido del manuscrito identificado en esta declaración. También otorgan a RPMGF el derecho de usar y explorar el presente manuscrito, es decir, de ceder, vender o licenciar su contenido. Esta autorización es permanente y entra en vigor desde el momento en que se envía el manuscrito, tiene la duración máxima permitida por la legislación portuguesa o internacional aplicable y tiene un alcance mundial. Los autores declaran además que esta transferencia se realiza de forma gratuita. Si la RPMGF informa a los autores que ha decidido no publicar su manuscrito, la cesión exclusiva de derechos cesa inmediatamente.
Los autores autorizan a RPMGF (oa una entidad que éste designe) a actuar en su nombre cuando considere que existe una infracción a los derechos de autor.