Avaliação do desenvolvimento psicomotor pelos médicos de família: estudo observacional
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v32i4.11825Palabras clave:
Desenvolvimento Psicomotor, Cuidados de Saúde PrimáriosResumen
Objetivos: Compreender a realidade da avaliação do desenvolvimento psicomotor no âmbito das consultas de vigilância de saúde infantil nas unidades de cuidados de saúde primários dos ACES Gaia e Espinho/Gaia. Tipo de estudo: Observacional, transversal e descritivo. Local: ACES Gaia e Espinho/Gaia. População: Médicos de família dos ACES Gaia e Espinho/Gaia. Métodos: Aplicação de um questionário de autopreenchimento elaborado pelos autores, com 18 perguntas de resposta múltipla relativas à avaliação do desenvolvimento psicomotor, no âmbito das consultas de saúde infantil. Os dados foram analisados com recurso ao programa Microsoft Excel 2010®. Este estudo é reportado de acordo com as linhas de orientação STROBE. Resultados: Participaram no estudo 112 dos 193 médicos dos ACES Gaia e Espinho/Gaia. Noventa e nove por cento dos inquiridos avaliam o desenvolvimento psicomotor dos seus utentes e 84% despendem mais de cinco minutos nessa avaliação; 97% utilizam a Escala de Mary Sheridan Modificada. Setenta e dois por cento dos inquiridos julgam necessitar de formação sobre a aplicação desta escala; 50% sentem dúvidas relativamente à referenciação. Setenta e seis por cento consideram a falta de tempo e 66% a falta de material como sendo as principais dificuldades na avaliação do desenvolvimento. Conclusões: Tendo em conta o papel fulcral dos médicos de família na avaliação do desenvolvimento psicomotor de lactentes e crianças, torna-se essencial proporcionar a estes profissionais condições de tempo, formação e material adequadas para o cabal desempenho desta tarefa.Descargas
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