Intervenções educacionais baseadas na família para a autogestão da diabetes em adultos: revisão baseada na evidência

Autores

  • Natércia Joaquim 1) USF Balsa, ACeS Algarve III - Sotavento 2) Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve http://orcid.org/0000-0003-1567-0157
  • Tiago Nunes USF Mirante, ACeS Algarve I - Central
  • Rui Miranda 1) USF Balsa, ACeS Algarve III - Sotavento 2) Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i1.13064

Palavras-chave:

Diabetes, Autogestão, Intervenções baseadas na família

Resumo

Objetivo: Nos últimos anos assistiu-se à mudança da abordagem da diabetes para uma estratégia que coloca o paciente e a sua família no centro da gestão dos cuidados. As intervenções educacionais são fundamentais para capacitar o diabético para o autocuidado adequado. Apesar de diversos estudos terem demonstrado impacto positivo da inclusão da família na gestão das doenças crónicas, pouca relevância tem sido dada às intervenções educacionais baseadas na família. Assim, o objetivo deste trabalho é fazer uma atualização da evidência sobre intervenções educacionais baseadas na família na autogestão da diabetes em adultos.

Métodos: Efetuou-se uma pesquisa de artigos publicados entre janeiro de 2010 e dezembro de 2019 em língua inglesa, portuguesa ou espanhola, utilizando os termos Diabetes, Family-based Intervention e Self-care ou Self-management nas bases de dados de medicina baseada na evidência. Foram selecionados e analisados os artigos que avaliavam a efetividade de intervenções educacionais baseadas na família na autogestão da diabetes em populações adultas. A Strength Of Recommendation Taxonomy (SORT) foi utilizada para classificar a qualidade dos estudos e atribuir a força de recomendação.

Resultados: Selecionaram-se três revisões sistemáticas, uma meta-análise e quatro ensaios clínicos aleatorizados, cujos resultados apontam para o facto de que, de modo geral, as intervenções baseadas na família apresentam benefícios em outcomes biológicos/clínicos, comportamentais e psicossociais. No entanto, estes estudos incluem uma grande diversidade de níveis de envolvimento da família, do modelo das intervenções educacionais e dos resultados avaliados.

Conclusões: Apesar da evidência disponível ser ainda limitada, os estudos incluídos nesta revisão demonstraram benefícios das intervenções educacionais baseadas na família em outcomes de saúde. Assim, recomenda-se (SORT B) a participação dos doentes com as suas famílias em programas educacionais para a promoção da autogestão da diabetes.

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Biografias do Autor

  • Natércia Joaquim, 1) USF Balsa, ACeS Algarve III - Sotavento 2) Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve

    Médica Interna de Medicina Geral e Familiar

    Professora Auxiliar Convidada, Faculdade de Medicina e Ciências Biométicas, Área Ciências Básicas e Clínicas, Medicina Geral e Familiar 

  • Tiago Nunes, USF Mirante, ACeS Algarve I - Central
    Médico Interno de Medicina Geral e Familiar
  • Rui Miranda, 1) USF Balsa, ACeS Algarve III - Sotavento 2) Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve

    Médico Assistente Graduado de Medicina Geral e Familiar / Coordenador da USF Balsa

    Assistente Convidado, Faculdade de Medicina e Ciências Biométicas, Área Ciências Básicas e Clínicas, Medicina Geral e Familiar  

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Publicado

11-03-2022

Como Citar

Intervenções educacionais baseadas na família para a autogestão da diabetes em adultos: revisão baseada na evidência. (2022). Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 38(1), 61-72. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i1.13064