Motivos invocados para a escolha de Clínica Geral
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v16i6.9813Palabras clave:
Escolha da carreira, Clínica Geral, PortugalResumen
Objectivos: Conhecer os motivos invocados pelos médicos para a escolha de Clínica Geral e analisar factores associados à escolha em primeira opção. Tipo de estudo: Descritivo transversal com componente analítico. Local: Zona Norte de Portugal. População: Médicos que ingressaram no internato complementar de Clínica Geral. Amostra: De conveniência, constituída pelos médicos que ingressaram neste internato, na zona Norte de Portugal, desde 1 de Janeiro de 1988 a 31 de Maio de 1998 (n = 299). Métodos: A colheita de dados foi feita através de um questionário estruturado, confidencial, não validado, elaborado pela autora para o efeito, enviado pelo correio aos elementos da amostra, em duas fases. Avaliou-se a influência de cada motivo na escolha da Clínica Geral através de uma escala de alternativas. Calcularam-se as medidas de estatística descritiva e efectuou-se o teste de qui-quadrado para analisar a significância estatística das proporções encontradas entre o grupo que escolheu Clínica Geral em primeira opção e o grupo constituído pelos restantes. Considerou-se um nível de significância igual a 0,01 (p<0,01). Resultados: Obtiveram-se 55% de respostas. Os motivos que revelaram maior influência relacionaram-se com características da própria especialidade. Motivos relacionados com expectativas de ordem pessoal apresentaram menor importância. A escolha de Clínica Geral em primeira opção foi referida por 68% dos respondentes. Os motivos que se associaram significativamente à escolha de Clínica Geral em primeira opção foram: possibilidade de actuar na prevenção da doença e promoção da saúde (p<0,001); prestar cuidados continuados (p<0,001); diversidade de patologias, sexos e idades (p<0,001); possibilidade de intervir a nível comunitário (p=0,002) e não gostar do trabalho hospitalar (p=0,001). Os que não escolheram Clínica Geral em primeira opção foram condicionados pela nota de exame de ingresso (p<0,01). Conclusão: A maioria dos médicos que escolhe Clínica Geral identifica-se com a especialidade e com o que nela se faz.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores otorgan a RPMGF el derecho exclusivo de publicar y distribuir en medios físicos, electrónicos, de radiodifusión u otros medios que pueda existir el contenido del manuscrito identificado en esta declaración. También otorgan a RPMGF el derecho de usar y explorar el presente manuscrito, es decir, de ceder, vender o licenciar su contenido. Esta autorización es permanente y entra en vigor desde el momento en que se envía el manuscrito, tiene la duración máxima permitida por la legislación portuguesa o internacional aplicable y tiene un alcance mundial. Los autores declaran además que esta transferencia se realiza de forma gratuita. Si la RPMGF informa a los autores que ha decidido no publicar su manuscrito, la cesión exclusiva de derechos cesa inmediatamente.
Los autores autorizan a RPMGF (oa una entidad que éste designe) a actuar en su nombre cuando considere que existe una infracción a los derechos de autor.