Problemas de saúde urgentes: a quem recorrem os utentes e o que influencia a sua escolha
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v18i5.9888Palabras clave:
Cuidados de Saúde Primários, Urgência médica, Utentes, Serviços de urgência, Percepção do Doente, Serviços de Atendimento no AmbulatórioResumen
Objectivos: Caracterizar a utilização dos serviços de atendimento médico por doentes com um motivo de consulta percepcionado como urgente. Tipo de estudo: transversal, observacional e descritivo. Local: Centro de Saúde (CS) de Carnaxide. População: População utilizadora do CS de Carnaxide. Metodologia: Aplicou-se um questionário de auto-preenchimento a uma amostra de utilizadores colhida por censo. Determinou-se a utilização dos serviços - consulta do médico de família (MF), consulta de recurso no CS, serviço de atendimento complementar (SAC), urgência hospitalar e consulta privada. Com base na literatura seleccionaram-se factores que influenciam a escolha - motivos de consulta; gravidade experimentada; razões invocadas para a escolha; sexo; idade; escolaridade; ocupação; tempo de relação com o MF; duração da consulta; tempo de espera para a obtenção de uma consulta urgente com o seu médico e contacto telefónico com o MF. Resultados: Observaram-se 256 utentes, dos quais 35% utilizaram a consulta do MF, 32% a urgência hospitalar, 16% o SAC e 7,8% a consulta de recurso. Os motivos respiratórios foram os mais frequentes na consulta do MF e no SAC, enquanto na urgência hospitalar os relacionados com o aparelho circulatório predominaram. Esta foi utilizada por motivos considerados graves ou muito graves, enquanto os motivos pouco graves foram observados em maior número na consulta do MF. A razão mais invocada para a escolha foi a de ser esse o local mais indicado. No entanto, a proximidade e o desconhecimento de alternativas como motivos para a utilização da urgência hospitalar foram referidos por 25 indivíduos. Utentes que têm de esperar mais de um dia para obter uma consulta urgente com o seu MF utilizaram preferencialmente a urgência hospitalar e o SAC. Conclusões: Os resultados deste estudo indicam que pode ser útil intervir na comunidade no sentido de informar e educar para uma correcta utilização dos serviços (no Hospital ou nos CS).Descargas
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