Doença linfoproliferativa: o quebra-cabeças médico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i3.13440

Palabras clave:

Doença linfoproliferativa, Atraso de diagnóstico

Resumen

Introdução: As doenças linfoproliferativas podem constituir um verdadeiro desafio de diagnóstico. Este caso clínico evidencia a dificuldade que existe, por vezes, no diagnóstico de doenças linfoproliferativas e a importância do médico de família (MF) na integração de informação clínica de diversas fontes para um diagnóstico.  

Descrição do caso: Homem de 54 anos, que recorre inicialmente ao serviço de urgência (SU) por quadro de dor lombar e abdominal, tendo sido colocada a hipótese de diagnóstico de pielonefrite. O doente é posteriormente avaliado pelo seu MF, que referencia novamente ao SU por evolução desfavorável dos sintomas. No SU realizou mais exames complementares de diagnóstico, não se valorizando os resultados dos mesmos e o utente teve novamente alta. Foi reavaliado novamente pelo seu MF, que discutiu a situação clínica com outras especialidades médicas, tendo-se considerado a hipótese de diagnóstico de doença linfoproliferativa e sido dada a indicação de referenciação urgente para consulta de hematologia. O utente acaba por ir uma terceira vez ao SU por agravamento de sintomatologia e finalmente fica internado para estudo, tendo-se estabelecido o diagnóstico de linfoma indolente de células B.

Comentário: Este caso clínico evidencia a dificuldade e o atraso de diagnóstico que pode existir na doença linfoproliferativa. Em contexto de urgência nem sempre é dada a melhor orientação aos doentes, pelo que a atitude crítica do MF e a constante luta pelo melhor interesse do doente fez toda a diferença neste doente e certamente fará em muitos outros casos semelhantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Cuker A, Altman JK, Gerds AT, Wun T, Yang DT, Abramson JS. America Society of Hematology self-assessment program. 7th ed. American Society of Hematology; 2019. ISBN 9780978921248

Ribeiro IS. Hematologia: da prática clínica à teoria. Lisboa: Lidel; 2015. ISBN 9789727579150

Publicado

2023-07-05

Cómo citar

Borges, E., & Neves, R. (2023). Doença linfoproliferativa: o quebra-cabeças médico. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 39(3), 244–7. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i3.13440