Da importância dos aeroportos: Conversas privadas sobre saúde pública

Autores

  • Pedro Serrano Coordenador do internato médico de Saúde Pública (zona Sul), membro da direcção do colégio da especialidade de saúde pública da Ordem dos Médicos.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i4.10386

Resumo

Saúde Pública e Medicina Geral e Familiar são áreas profissionais complementares, cuja história se fez seguindo um trajecto em que as similitudes parecem maiores que as diferenças e os pontos de contacto são permanentes. Este artigo traça um retrato rápido da história portuguesa das duas especialidades nos últimos 25 anos, desde a criação dos centros de saúde à actual reforma dos cuidados de saúde primários. Detém-se nos aspectos formativos e do exercício de ambas as especialidades, debruça-se sobre alguns conceitos usados com frequência (saúde pública, saúde global, comunidade), analisa os constrangimentos que têm impedido a Saúde Pública de se afirmar plenamente e sugere algumas linhas de acção para que possam ser ultrapassados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Como Citar

Serrano, P. (2007). Da importância dos aeroportos: Conversas privadas sobre saúde pública. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 23(4), 417–30. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i4.10386