O planeamento de um programa de intervenção com adolescentes

Autores

  • Raul Alberto Cordeiro Professor Adjunto Escola Superior de Saúde de Portalegre Centro de Estudos de Saúde Mental Licenciado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica Mestre em Saúde Escolar pela Faculdade de Medicina de Lisboa Doutorando em Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i6.10426

Palavras-chave:

Adolescência, Saúde Escolar, Intervenção, Programa

Resumo

É no âmbito dos cuidados de saúde primários que se colocam os principais desafios quando pensamos em planear programas de intervenção com populações adolescentes. Actores diversos, como os próprios adolescentes, pais e educadores, desempenham um papel único e diferente nas respostas sociais e familiares que devem ser dadas nesta etapa de desenvolvimento. É hoje reconhecido que há que diversificar as estratégias de comunicação utilizadas em programas de prevenção ou de intervenção com adolescentes, colocando aos profissionais de saúde desafios novos e renovados que permitam êxitos e ganhos em saúde junto da população adolescente. Na definição das estratégias a adoptar na programação de intervenções de saúde junto de populações adolescentes nunca poderemos deixar de considerar três contextos: familiar, social e escolar. Nas estratégias concretas a adoptar há que escolher as que mais se adequam ao modo de vida e à forma preferencial de recepção de informação dos adolescentes de hoje, considerando naturalmente as tecnologias de informação como meio preferido de disseminação de informação.

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Publicado

2007-11-01

Como Citar

Cordeiro, R. A., & , . . (2007). O planeamento de um programa de intervenção com adolescentes. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 23(6), 709–11. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i6.10426

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