Avaliação dos doentes de cuidados primários - enquadramento conceptual

Pedro Lopes Ferreira

Resumo



Este é um artigo dedicado à avaliação da qualidade dos cuidados primários sob a perspectiva dos utentes dos Centros de Saúde. É o
primeiro resultado escrito de um projecto internacional iniciado em 1995 e apoiado em parte pela União Europeia, no âmbito do programa BioMed. Em Portugal, tem tido o apoio da Administração Regional de Saúde do Centro.
O presente artigo é o resultado de uma análise da literatura publicada sobre este assunto e apresenta alguns conceitos relevantes incluídos numa primeira abordagem do modelo conceptual necessáio à avaliação da qualidade pelos utentes/doentes e por nós utilizado no estudo atrás referido. Para esta análise da literatura existente consultámos publicações periódicas das áreas da medicina geral e familiar, da medicina em geral e de investigação em serviços de saúde, assim como a base de dados bibliográfica Medline.
Uma das conclusões que se pode tirar desta análise é que, pelo menos em Medicina Geral e Familiar, muito pouco progresso tem sido
alcançado e muito à ainda a fazer para que a avaliação que os doentes fazem dos cuidados que lhes são prestados seja usada como uma medida de qualidade.

Palavras-chave


Satisfação dos Doentes; Medicina Geral e Familiar; Avaliação da Qualidade

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v16i1.9781

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c)