Ética e relações profissionais
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v24i1.10466Palavras-chave:
Referenciação, ÉticaResumo
A referenciação dos utentes é a chave-mestra da continuidade de cuidados. No entanto, múltiplas lacunas surgem durante o processo de referenciação, havendo falhas a nível da comunicação relativamente à qualidade e conteúdo da mensagem e ao modo e oportunidade do que deve ser comunicado. O problema em Portugal apresenta particular gravidade, uma vez que existem estudos nacionais e internacionais que reflectem que no nosso país surgem dos piores resultados em termos de troca de informação entre os dois níveis de cuidados de saúde. Desta desarticulação surgem custos em saúde, insatisfação profissional e sobretudo danos para a saúde dos utentes. Levantam-se ainda questões éticas acerca do relacionamento profissional interpares na transmissão da informação, acerca da responsabilidade médica sobre o utente, bem como acerca dos danos para a saúde dos doentes que esta desarticulação de cuidados pode condicionar. Tal facto, resulta de uma má prática clínica no que concerne ao acto de referenciar e orientar o utente através do sistema de saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.