Dermatite atópica em idade pediátrica - Inibidores da calcineurina ou corticosteróides, qual a melhor opção?

Autores

  • Luís Filipe Cavadas Interno de Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde da Senhora da Hora - Unidade Local de Saúde Matosinhos.
  • Vera Pires Interna de Medicina Geral e Familiar, Unidade de Saúde Lordelo do Ouro - ACES Porto Ocidental.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v26i5.10779

Palavras-chave:

Dermatite Atópica, Tacrolimus, Pimecrolimus, Criança, Adolescente

Resumo

Objectivo: Comparar a eficácia e a segurança do uso tópico dos inibidores da calcineurina com os corticosteróides no tratamento da dermatite atópica (DA) em idade pediátrica. Fontes de dados: Base de dados MEDLINE e sítios na internet de medicina baseada na evidência. Métodos de revisão: Pesquisa de revisões baseadas na evidência, normas de orientação clínica, meta-análises, revisões sistemáticas e ensaios clínicos controlados e aleatorizados, utilizando os termos MeSH: Dermatitis, Atopic; Tacrolimus; Pimecrolimus. Limitou-se a pesquisa a artigos publicados desde Janeiro de 2000 até Agosto de 2009, em Inglês, Francês, Espanhol e Português, restrita aos pacientes dos zero aos 18 anos de idade. Para a comparação de resultados foram usadas escalas internacionais: Investigators Global Assessment, Eczema Area and Severity Índex e Childrens Dermatology Life Quality Índex. Para avaliar o nível de evidência, foi utilizada a escala de Strength of Recommendation Taxonomy (SORT) da American Family Physician. Resultados: Foram obtidos 76 estudos, tendo apenas dois cumpridos os critérios de inclusão (uma norma de orientação clínica e uma metanálise). Eficácia: O uso de tacrolimus parece ser mais eficaz no tratamento da DA moderada a grave comparativamente ao acetato de hidrocortisona a 1%. Na DA grave ou muito grave o uso de acetato de metilprednisolona a 0,1% mostrou ser superior. Segurança: o uso de tacrolimus esteve associado a maior número de efeitos adversos locais. Os estudos com pimecrolimus não cumpriram os critérios de inclusão. Conclusões: Da evidência disponível, o tacrolimus é mais eficaz que o acetato de hidrocortisona a 1% no tratamento da DA moderada a grave (SOR B). Na exacerbação grave ou muito grave da DA o uso de aceponato de metilprednisolona 0,1% mostrou ter eficácia superior ao tacrolimus (SOR A).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-09-01

Como Citar

Cavadas, L. F., & Pires, V. (2010). Dermatite atópica em idade pediátrica - Inibidores da calcineurina ou corticosteróides, qual a melhor opção?. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 26(5), 466–72. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v26i5.10779

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)