Medicina geral e familiar e atitudes relativas a problemas ligados ao álcool: a importância da formação no âmbito da Escola de Medicina Geral e Familiar (Primavera 2016)

Vânia Maria Novais de Oliveira, Frederico Rosário, Cristina Ribeiro

Resumo


Objetivos: Os cuidados de saúde primários (CSP) são o terreno ideal para rastreio e tratamento de doentes com Problemas Ligados ao Álcool (PLA). Este estudo pretendeu avaliar as atitudes dos participantes da Escola de Medicina Geral e Familiar (Primavera 2016) relativas a PLA e comparar as atitudes dos participantes do curso de Alcoologia com os dos restantes cursos.

Métodos: Foram avaliadas as atitudes dos participantes através do Short Alcohol and Alcohol Problems Perception Questionnaire (SAAPPQ). Foram investigadas as associações entre sexo, idade e local de trabalho e ainda com os resultados do SAAPPQ.

Resultados: Obtiveram-se 250 questionários elegíveis. A idade média foi de 28,1 ± 2,2 anos; 86,2% eram do sexo feminino. A Administração Regional de Saúde (ARS) mais representada foi a de Lisboa e Vale do Tejo. Pré-curso, as atitudes dos participantes dos dois grupos foram semelhantes, exceto na Adequação e Segurança. Os participantes do curso de Alcoologia sentem-se seguros ao trabalharem com estes doentes. Contudo, apenas 65% destes pontuaram acima do ponto médio no Compromisso Terapêutico. Pós-curso objetivaram-se valores significativamente superiores em todas as subescalas para os participantes do curso de Alcoologia, tendo a totalidade pontuado acima do ponto médio na Segurança e Compromisso Terapêutico.

Conclusões: As atitudes dos participantes do curso de Alcoologia perante doentes com PLA melhoraram significativamente após a formação em todas as subescalas. Cursos que tenham em conta não só conhecimento e capacidade técnica, como outras atitudes, poderão melhorar o rastreio e tratamento de doentes com PLA. Poderá ser necessária uma atenção curricular específica nos domínios da Autoestima e Satisfação para melhorar resultados futuros.


Palavras-chave


Álcool; Atitudes; Medicina geral e familiar; SAAPPQ; Formação

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v36i6.12758

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2020 Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar