Promoção da saúde no local de trabalho. O papel dos três médicos: Família, trabalho, saúde pública

Autores

  • António P. Teixeira Pinto (Chefe de Serviço da Carreira Médica de Saúde Pública - Serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, da Administração Regional de Saúde do Norte)

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i4.10389

Resumo

Introdução: As mudanças da estrutura social repercutem-se nos serviços condicionando os seus modelos de oferta e procura. Os cuidados de saúde primários têm, pela sua vocação, um papel fundamental a desempenhar na promoção da saúde no local de trabalho. Situação actual: A prevalência das doenças profissionais e dos acidentes de trabalho são diversos e atingem grupos etários diferentes com as consequentes repercussões nos Serviços de Cuidados de Saúde Primários. Intervenção dos serviços: Os Serviços de Saúde Pública, de Medicina Geral e Familiar e de Medicina do Trabalho têm que explorar e desenvolver o seu papel na implementação de programas de promoção da saúde no local de trabalho. Conclusão: A intervenção coordenada dos diferentes técnicos dos Serviços criará condições para promover a saúde e o bem-estar em meio laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Como Citar

Pinto, A. P. T. (2007). Promoção da saúde no local de trabalho. O papel dos três médicos: Família, trabalho, saúde pública. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 23(4), 451–5. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i4.10389