Satisfação dos profissionais do Centro de Saúde São João (2007 e comparação com 2001 a 2006)
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v24i6.10564Palabras clave:
Qualidade de Cuidados, Satisfação Profissional, Cuidados de Saúde PrimáriosResumen
Objectivos: Avaliar a satisfação global e a satisfação com os diferentes aspectos do exercício da profissão a nível de todos os elementos do Centro de Saúde São João (CSSJ). Métodos: Um questionário auto-preenchido enviado pelo correio interno do CSSJ a todos os Profissionais que estavam ao serviço na semana de 21 a 25 de Maio de 2007. Resultados: Enviámos 32 questionários e recebemos 31 (taxa de resposta de 97%). A percentagem dos profissionais respondentes que declararam estar completamente satisfeitos, muito satisfeitos ou satisfeitos com o trabalho na sua globalidade é de 100%, com excepção dos enfermeiros que é de 90%. Nas componentes da satisfação profissional que os profissionais declararam obter mais satisfação predominam os factores intrínsecos. Por outro lado, as questões referidas como causadoras de maior insatisfação foram, nos médicos, a «Possibilidade de usar técnicas evoluídas»; nos enfermeiros, «A possibilidade de você se integrar na comunidade»; e, nos administrativos e auxiliares de apoio e vigilância, o «Vencimento», todos factores extrínsecos da satisfação profissional, com excepção nos enfermeiros, que é um factor intrínseco da satisfação profissional. Discussão: A maioria dos profissionais parece estar satisfeita com o trabalho no CSSJ na sua globalidade. Nas componentes da satisfação profissional que os três estratos profissionais declararam provocar mais satisfação predominam os factores intrínsecos e nas componentes da satisfação profissional que declararam provocar mais insatisfação predominam os factores extrínsecos.Descargas
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