Rastreio da infeção genital por Chlamydia trachomatis e redução da morbilidade feminina - Uma revisão baseada na evidência
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v34i6.12249Resumen
Introdução: A infeção por Chlamydia trachomatis é a infeção sexualmente transmissível mais reportada na Europa e está associada à doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, gravidez ectópica (GE) e dor pélvica crónica (DPC).
Objetivos: Avaliar a efetividade do rastreio da infecção por Chlamydia trachomatis em indivíduos sexualmente ativos, assintomáticos, na redução da morbilidade reprodutora feminina.
Fontes de dados: Medline, Cochrane Library, NGC, NICE, DARE, CMA Infobase, TRIP Database, USPSTF, DGS.
Métodos de revisão: Revisão sistemática segundo o modelo PRISMA de standards, guidelines, meta-análises, revisões sistemáticas (RS) e ensaios clínicos aleatorizados controlados (ECAC), na língua inglesa e portuguesa, publicados desde 2000 até Setembro 2016, utilizando as palavras-chave Chlamydia trachomatis mass screening. Foram também avaliadas as referências bibliográficas para deteção adicional de artigos, estas sem limite de data de publicação. Para avaliação dos níveis de evidência (NE) e de forças de recomendação foi utilizada a escala SORT.
Resultados: Foram seleccionados 17 de entre 553 artigos: quatro ECAC, duas meta-análises, duas RS e nove guidelines. Todas as guidelines recomendam o rastreio (SORT B ou C) cuja população-alvo varia conforme os fatores de risco incluídos, sendo os principais o género e a idade. As duas meta-análises corroboram a eficácia deste rastreio na redução de DIP, com evidência de qualidade moderada (NE 2). Contudo, as duas RS alertam para a necessidade de maior evidência que suporte o rastreio (NE 2). De entre os ECAC (NE 2), dois mostraram diminuição da incidência de DIP 1 ano após rastreio único e os outros dois com melhor qualidade metodológica não revelaram diferença estatisticamente significativa.
Conclusões: Existe evidência de qualidade moderada mas inconsistente e de difícil generalização sobre a eficácia do rastreio da Chlamydia trachomatis na redução da incidência de DIP.
Palavras-chave: “Chlamydia trachomatis”; “mass screening”
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores otorgan a RPMGF el derecho exclusivo de publicar y distribuir en medios físicos, electrónicos, de radiodifusión u otros medios que pueda existir el contenido del manuscrito identificado en esta declaración. También otorgan a RPMGF el derecho de usar y explorar el presente manuscrito, es decir, de ceder, vender o licenciar su contenido. Esta autorización es permanente y entra en vigor desde el momento en que se envía el manuscrito, tiene la duración máxima permitida por la legislación portuguesa o internacional aplicable y tiene un alcance mundial. Los autores declaran además que esta transferencia se realiza de forma gratuita. Si la RPMGF informa a los autores que ha decidido no publicar su manuscrito, la cesión exclusiva de derechos cesa inmediatamente.
Los autores autorizan a RPMGF (oa una entidad que éste designe) a actuar en su nombre cuando considere que existe una infracción a los derechos de autor.