Contracepção em situações particulares
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v21i5.10172Palavras-chave:
Contracepção, Situações Especiais, Patologias MédicasResumo
A contracepção é uma opção e um direito do casal ou do indivíduo, que coloca aos médicos questões práticas e éticas, sobretudo em fases particulares do ciclo de vida da mulher, ou quando estas são portadoras de qualquer patologia que interfira com esta questão. O papel do médico deve ser o de esclarecer os benefícios e os riscos de cada método contraceptivo e orientar os casais ou indivíduos a tomarem as suas próprias decisões, de forma consciente e bem circunstanciada. Este artigo baseia-se na Reunião de Consenso sobre Contracepção, realizada em Évora, em Setembro de 2003, e adopta uma metodologia FAQ (frequently asked questions) em que diversas dúvidas comuns da prática clínica diária são colocadas e depois sumariamente respondidas, tendo como base a literatura e a experiência clínica do autor. Ao longo deste artigo procedemos à abordagem de conceitos e questões relativos à contracepção em situações particulares: situações especiais (adolescência, pós-parto, pós-abortamento, perimenopausa) e situações de patologias médicas, que ocorrendo na idade fértil, interferem com a contracepção.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.