Impactos do álcool e estratégias de intervenção na europa. Que papel para os cuidados de saúde primários?
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v24i2.10491Palavras-chave:
Álcool, Problemas Ligados ao Álcool, Politicas de Saúde, EstratégiasResumo
Objectivo: Apresenta-se de seguida uma análise dos impactos do consumo de álcool sobre a saúde, a sociedade e economia na Europa e também as estratégias em termos de política europeia, descrevendo alguns projectos e programas europeus que têm como finalidade a redução dos danos relacionados com o álcool, nomeadamente o projecto PHEPA (Primary Health European Project on Alcohol) nos Cuidados de Saúde Primários. Os resultados apontam para um conjunto de repercussões a nível da saúde, da sociedade e da economia na Europa que justificam uma atenção especial para os problemas ligados ao álcool nomeadamente na Europa. Conclusões: Em Cuidados de Saúde Primários deve-se estar atento ao utente no seu contexto familiar e ainda, de um modo mais lato, à comunidade onde se insere. A importância de avaliar o consumo de álcool no utente, advém do facto de as consequências na saúde e na sociedade, nomeadamente a nível sócio-familiar, relacionadas com o álcool, podem ter repercussões de tal modo evidentes que justificam uma intervenção precoce no sentido de reduzir os danos relacionados com o álcool.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.