Estudo G.R.I.P.E. (Garantia de Receituário Incentivado pelo Especialista)
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v25i1.10585Palabras clave:
Gripe, Vacinação, Garantia da Qualidade dos Cuidados de SaúdeResumen
Introdução: A vacinação anual é o principal método de prevenção e controlo da infecção gripal sazonal e das suas complicações, devendo ser dirigida aos grupos populacionais de alto risco, como os idosos (idade ³65 anos). Os médicos de família (MF) têm um papel importante no controlo desta doença no sentido de promover a vacinação. Objectivo: Avaliar e garantir a qualidade do aconselhamento e/ou prescrição da vacina anti-gripal pelos MF nos idosos. Tipo de estudo: Descritivo e transversal. Local: Cinco centros de saúde (CS) da Região Norte. População: Todos os idosos inscritos nos CS estudados. Métodos: Dimensão estudada: qualidade técnico-científica. Unidade de estudo: 375 utentes inscritos nas listas de MF dos CS avaliados, que completaram 65 anos até 30 de Setembro de 2006. Foram avaliados cinco médicos de família em cada CS no período de 1 de Setembro de 2006 e 28 de Fevereiro de 2007. Base de estudo: amostra aleatória sistemática de 375 utentes, de base institucional.Tipo de dados: de processo. Fonte de dados: processos clínicos e SAM.Tipo de avaliação: interna. Critérios: Registo do aconselhamento ou prescrição da vacina anti-gripal no período em estudo aos utentes idosos. Avaliação temporal: retrospectiva. Tipo de intervenção prevista: estrutural e educacional. Resultados: Em 49,3% dos casos não foi encontrado nenhum registo de aconselhamento e/ou prescrição da vacina da gripe no grupo alvo. Em 50,7% dos processos a vacina tinha sido aconselhada (5,1%) ou prescrita (45,6%), permitindo alcançar o padrão de qualidade suficiente. Entre as diferentes unidades de saúde a taxa de aconselhamento/prescrição variou entre 36% (insuficiente) e 68% (suficiente). Conclusões: É necessária uma melhoria contínua da qualidade da prescrição da vacina da gripe nos grupos de risco. Propõe-se a formação de um grupo de trabalho para o Desenvolvimento Contínuo da Qualidade nesta área em cada Centro de Saúde.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores otorgan a RPMGF el derecho exclusivo de publicar y distribuir en medios físicos, electrónicos, de radiodifusión u otros medios que pueda existir el contenido del manuscrito identificado en esta declaración. También otorgan a RPMGF el derecho de usar y explorar el presente manuscrito, es decir, de ceder, vender o licenciar su contenido. Esta autorización es permanente y entra en vigor desde el momento en que se envía el manuscrito, tiene la duración máxima permitida por la legislación portuguesa o internacional aplicable y tiene un alcance mundial. Los autores declaran además que esta transferencia se realiza de forma gratuita. Si la RPMGF informa a los autores que ha decidido no publicar su manuscrito, la cesión exclusiva de derechos cesa inmediatamente.
Los autores autorizan a RPMGF (oa una entidad que éste designe) a actuar en su nombre cuando considere que existe una infracción a los derechos de autor.