Centro de Saúde - Organização de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v22i1.10213Resumo
Os Centros de Saúde são «organizações-vivas» e qualquer abordagem que os situe como «organizações-máquinas», em que tudo se processe segundo uma causalidade linear e previsível, está votada ao fracasso. Neste artigo, os Centros de Saúde são pensados como organizações de aprendizagem - organizações em que a aprendizagem é uma característica nuclear, onde se promove sistematicamente a aprendizagem e o desenvolvimento individual, colectivo e organizacional, para melhorar a prestação de cuidados de saúde de um modo que seja cada vez mais satisfatório para a população que servem, os seus profissionais, as administrações, os parceiros e todos os interessados. São organizações abertas ao exterior num fluxo recíproco de conhecimentos e experiências e em que as relações interpessoais assumem um papel estruturante e promotor de qualidade. A reforma em curso nos Cuidados de Saúde Primários, à medida que se for implementando, aumentará a probabilidade de que mais Centros de Saúde se queiram tornar organizações de aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.