Assegurar qualidade em medicina geral e familiar

Autores/as

  • Alberto Hespanhol Professor Associado Convidado do Departamento de Clínica Geral da Faculdade de Medicina do Porto, Director do Centro de Saúde São João (Porto)

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v20i2.10027

Palabras clave:

Qualidade de Cuidados, Satisfação de Consumidores, Doentes, Cuidados Primários de Saúde, Clínica Geral, Medicina Familiar

Resumen

Segundo a Wonca, Assegurar Qualidade é um processo de actividades planeadas baseadas na revisão e melhoria da execução com o objectivo da melhoria contínua dos «standards» de cuidados médicos. A definição inclui o conceito de Melhoria Contínua em vez de inspecção. Segundo Ovretveit, «processos e pessoas perfeitas fazem um serviço de Qualidade ... havendo Melhoria Contínua da Qualidade quando se dá ao pessoal as aptidões e os métodos necessários para analisar os problemas e os processos de qualidade e o poder para fazer as alterações necessárias...». Por outro lado «a má qualidade do serviço resulta de processos mal desenhados e mal aplicados e quase nunca de pessoal preguiçoso ou incompetente... a Qualidade não resulta simplesmente do estabelecimento de «Standards», inspecções e exortações ao pessoal...». Assegurar Qualidade é um processo cíclico, consistindo em três dimensões: os passos num Processo para Assegurar Qualidade (seleccionar problemas de Qualidade, desenvolver «guidelines», recolher e analisar os dados, planificar e implementar mudanças e fazer o «follow up»), o papel dos vários grupos profissionais envolvidos (Qualidade para o cliente, profissional e de gestão) e a gestão para Assegurar Qualidade (estruturas, políticas, prerequisitos e os diferentes níveis em que ocorre).

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Publicado

2004-03-01

Cómo citar

Assegurar qualidade em medicina geral e familiar. (2004). Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 20(2), 264-8. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v20i2.10027

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